domingo, 15 de fevereiro de 2009

Elogio à nossa profundeza

Mais uma vez... eu... tu... a lua e uma velinha alegrar as hostes... somos raiz da mesma árvore! O tempo foi feito para passar por nós apressado, como se não nos visse, como se fossemos já passado... a lua passa por mim e sorri ... e tu ... afagas-me o coração e fazes a vela vagabundear serenamente, como uma flor ao vento, acabadinho de soprar ..

... hoje quero falar-te de algo extraordinariamente profundo .. algo que guardo dentro de mim .. algo que me faz sorrir .. algo que sei que gostarás de saber .. Na simplicidade da respiração descobri que na nossa profundeza existe um ser inabalável, sereno e tranquilo ... um ser que é a raiz do amor ... raiz de uma felicidade calma e estável .. vivemos num mar turbulento ... onde as ondas agitadas nos impedem de sentir que no fundo do mar tudo é incrivelmente bonito .. uma profundeza que nos envolve numa lucidez .. de uma visão clara de tudo ... e quando erguemos a cabeça e .. de lá ... espreitamos o mundo cá fora ... onde imperam as ondas .. fonte do sofrimento .. conseguimos entender a natureza desse sofrimento .. olhamos para ele sem que a mínima dor nos domine ... é lindo sentir que independentemente do que possa acontecer estaremos com um sorriso sereno nos lábios .. cheira a liberdade ..


Esses desejos criam expectativas .. ilusões .. desenhamos no quadro do futuro aquilo que queremos ver .. ao desenharmos sentimos que aquilo é real .. integramos em nós que tudo será como pensamos .. a não admitimos o contrário ... que prisão que criamos .. e se fosse só prisão ... semeamos hoje uma desilusão futura .. o sofrimento de amanha .. tudo porque vivemos com os pensamentos agitados .. parece que dentro de nós existem macacos a saltar de galho em galho ... que nos confundem .... que nos impedem de parar e pensar que no silencio da noite ... quando os macacos paulatinamente param .... param ... descansam ... deixam poisar os nossos sentimentos ... e pensamentos ... na tranquilidade da respiração ... tudo é lúcido ... tudo é amor ... puro .. simples ..


Parte do sofrimento reside aí .. da forma como vivemos .. agitados .. mas também vive noutras paragens ... noutras ondas .. na ignorância .. na ignorância com que percepcionamos tudo que nos rodeia .. da forma como sentimos ... muitas vezes dominados pelo orgulho, pelo ódio desmedido, pela inveja irracional .. tudo isso levamos a sofrer ... principalmente naqueles dias em que aparentemente tudo está bem ... mas lá dentro .. dominados pelas nuvens ... sofremos ..presos nas masmorras das emoções, não autónomos ... espontaneamente agarrados à turbulência do mar, sem ter tempo de pensar, que na sua profundidade tudo límpido e transparente ...


É como se vivêssemos como escravos das ondas ... no tal reino anárquico ..... delatado por um Ego egoísta e egocêntrico ... sejamos realistas: ele é forte, inteligente, calculista, um ser que nasceu para vencer cada batalha ... algo que nos domina com aperitivos deliciosos e nos serve comida intragável para jantar ... mas com aperitivos tão apetecíveis não hesitamos em voltar a comer comida estragada .... ele é poderoso, dominador , obsessivo ... anestesia-nos, narcotiza os nossos pensamentos ... vive dentro de nós regalado, rodeado de todas as regalias, rei de um reino que tomou para si à força .... e reina sem oposição ... pena que a satisfação das suas ambições seja sempre à custa do nosso sofrimento ... entorpecidos e confundidos pelos seus malabarismos, não conseguimos reagir e procuramos sempre nele a nossa protecção ... habituados desde tempos sem começo a obedecer aos seus desígnios, não conhecemos outro lar, e mesmo que por momentos nos apercebamos que ele é a causa do nosso sofrimento, precipitamo-nos para a janela desse lar, que apesar de tumultuoso, é o nosso hábito, e achamos que o vemos lá fora é o desconhecido e decidimos ficar ... esse larapio é poderosamente inteligente e sabe que por vezes poderemos ter a necessidade de ir até à sua janela, por isso treinou-nos durante séculos a ver nele uma “segurança” e a ver no parapeito da sua janela o “desconhecido” ... fomos treinados para nestas condições escolher o “certo” a tal “segurança” ... ele sabe que nós temos capacidade de nos libertarmos por isso possui meios hábeis, antídotos para que nos não o abandonemos ...



Sorrio para tudo que escrevo .. nunca sinto que fui eu que acabei de escrever .. incrível .. apenas sei que somos livres .. e que dentro de nós ... lá no fundo .. tudo é límpido .. o tal reino não existe .. reina o amor puro .. a felicidade ... sinto que ... cada vez mais .. me aproximo do fundo do mar ... e isso é lindo ... é tão bom sentir essa liberdade ... uma felicidade estável ..

Sem comentários: